sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Criando Tabela no SQL Azure.




Criando Database e tabela no SQL Azure

Seguindo a linha do artigos do Diego Nogare no Linha de Código sobre SAD resolvi escrever um artigo sobre como criar um Database e como criar tabelas dentro dele, então vamos lá.



Criando o Banco de dados

Primeiro vamos conectar ao SAD, para isso veja o artigo http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2518 que explica certinho como conectar ao Serviço SAD, depois de conectados teremos a nossa tela padrão do SQL Server Management Studio ( Imagem 1 ) depois codificamos simplesmente

CREATE TABLE CLIENTES; depois teclamos F5 para que o código seja executado, se tudo ocorrer ok receberemos a mensagem de Command(s) completed successfully.


Imagem 1



Verificando a criação do banco de dados

Agora que temos nosso banco de dados criado, vamos verificar no portal SQL Azure como ficou ( Imagem 2 ) Observem que o nosso banco de dados ( Clientes ) foi criado corretamente, agora voltando ao SQL Server Management Studio fechamos a nossa Query de conexão que tinhamos antes quando criamos o nosso Database e agora vamos criar uma Nova Query acessando o nosso diretamente o nosso database para ai sim conseguirmos criar nossas tabelas.




Imagem 2

Criando a tabela de dados no “SAD”

Click em New Query e quando solicitar a conexão ( Imagem 3 ) click no Botão Options >> e na guia Connection Properties no campo que diz Connect to database: escreva o nome do banco de dados no nosso caso CLIENTES ( Imagem 4 ) em seguida click em Connect, não esqueça de colocar o seu login e senha de acesso ao SQL Azure, se tudo ocorrer bem teremos apenas o erro ( Unable to apply connection settings. The detailed error message is: 'ANSI_NULLS' is not a recognized SET option. ) já relatado pelo Diego em seu artigo, com a conexão estabelecida Codificamos normalmente como em um ambiente local




Imagem 3




Imagem 4

CREATE TABLE CLIENTES
(
    ID INTEGER PRIMARY KEY NOT NULL,
    NOME NVARCHAR(50)
)

então no final tecla F5 e se tudo ocorrer bem você receberá o retorno do SQL Azure Command(s) completed successfully. E dessa mesma forma podemos criar todos os nosso objetos no SQL Azure de forma “transparente” para os DBA.

É isso ai galera, espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário